Para desenhar pessoas em poses diversas, muitos artistas recorrem a uma ferramenta bem conhecida: o manequim de madeira.

Este manequim é ótimo para poses mais simples, porém se mostra inútil em poses mais complexas tais como cruzar os braços.

Mas existe uma ferramenta digital que pode auxiliar o artista: softwares de modelagem 3D. Existem dois softwares bem conhecidos para modelagem de figura humana, o Poser e o DAZStudio.

Neste artigo falarei sobre o uso do DAZStudio como ferramenta de auxílio a desenhos.

O DAZStudio nasceu basicamente como um software cliente para os modelos do Poser, tendo apenas a capacidade de definir a pose da figura e renderizar a imagem final. Atualmente na versão 4.6 os recursos são vários. E ele é gratuito.

Porém, para quem quer usá-lo apenas como referência de pose, basta conhecer os recursos básicos. (Eu particularmente só o utilizo para referência, portanto não conheço os recursos mais avançados).

O DAZStudio pode ser baixado gratuitamente pelo site oficial, basta criar uma conta de acesso. O link é: http://www.daz3d.com/daz-studio-4-pro (o site exige que seja feito o passo-a-passo como uma compra normal, porém não será cobrado nada).

Aqui vou postar apenas alguns screenshots para você ter uma ideia de como é o software. Nos próximos post explicarei em detalhes como usá-lo.

No site da DAZ há a documentação sobre o programa: http://docs.daz3d.com/doku.php/public/software/dazstudio/4/userguide/getting_started/start

 

dazstudio_001Personagem 3D carregado e pronto para manipulação

dazstudio_002Para manipular o personagem e colocá-lo na pose desejada pode-se:

– selecionar a parte do corpo e mover livremente com o mouse ou

– usar a ferramenta PowerPose

No site ShareCG você pode encontrar poses já prontas, principalmente no formato do Poser, e gratuitas.

dazstudio_003Pose estilo Capitão América, encontrada no ShareCG.

Depois de feita a pose desejada, você pode mudar a posição da câmera à vontade,  procurando o melhor ângulo (mas lembre-se, nem sempre aquele ângulo que você gostou vai ser bom, às vezes as pessoas tem dificuldade em interpretar o que estão vendo).

Se você não se importar de ler documentação em inglês, dê uma espiada no link que postei acima, baixe o programa e comece a se divertir 😉

 

 

 

Anúncios